[Reddes.bvs-tech] RES: Treinamento

Marcos Luis Mori marcos.mori at bireme.org
Wed May 9 11:50:11 BRST 2012

Oi Karina!

> Eu já faço parte da lista, porém, como sou iniciante, acredito que
> minhas
> dúvidas sejam muito básicas. Rsrsrs Dá algum erro ou querem alterar
> alguma
> coisa e fico perdida.

Não tem problema quanto ao nível das perguntas.  Essa comunidade está ainda em fase de construção e com suas perguntas talvez motivem mais pessoas a participarem dessa lista.

Estou te enviando 3 links que talvez possam ajudá-la.

Esses dois links a seguir tratam de administração de bases de dado utilizando a tecnologia CDS-ISIS. CDS-ISIS  é a tecnologia de armazenamento dos dados da maioria das aplicações baseados no modelo BVS(Direve, lildbi-web, lis e IAH).

Essas apresentações são a que utilizamos para os cursos presenciais

http://www.slideshare.net/marcoslmori/administracin-basesisis-20100400pt1es
http://www.slideshare.net/marcoslmori/administracin-basesisis-20100400pt2es

Para fazer os exercícios você vai necessitar dos utilitários CISIS e você pode baixar na nossa páginas de produtos no link abaixo.

http://bvsmodelo.bvsalud.org/php/level.php?lang=es&component=28&item=1

Um outro aplicativo importante é o LILDBI-WEB, ferramenta utilizada para cooperação com a Metodologia LILACS (http://bvsmodelo.bvsalud.org/php/level.php?lang=es&component=27&item=3) por essa razão estou lhe enviando também a apresentação desse aplicativo com a abordagem de manutenção do sistema.

http://www.slideshare.net/marcoslmori/lildbiwebadm20090200es

Estamos planejando fazer videos tutoriais e reuniões virtuais sobre vários temas de tecnologia dentro do âmbito das tecnologias utilizadas pela BIREME.