[Reddes.bvs-tech] Utilização do Lildbi em sistema operacional Linux de 64 bits

Augusto Vinhaes augusto.vinhaes at icict.fiocruz.br
Fri Jul 12 17:47:47 BRST 2013

Boa tarde Asael,

a Bireme inclui no pacote de distribuição das ferramentas Lildbi, LIS e
Direve outros executáveis que, como você disse, fazem parte do CISIS.
Isso pode ser facilmente confirmado explodindo os pacotes referentes a
última versão das ferramentas mencionadas e procurando pelos comandos do
CISIS. Portanto, é importante substituir também esses executáveis pelos
equivalentes de 64 bits, senão alguém pode tentar usar os mesmos durante
uma tarefa de manutenção e "tomar" um erro. Por exemplo, o mx que fica
na pasta "bases/iah", e que faz parte do Iah 3.11, é de 32 bits.
Dependendo da situação e se a variável PATH do Linux estiver configurada
com o diretório corrente, o mx errado (32 bits) pode ser executado
durante uma tarefa de manutenção da base via linha de comando.

Abaixo segue a lista dos executáveis do CISIS que eu encontrei após
instalar uma BVS usando os pacotes das últimas versões disponíveis das
ferramentas BVS-Site, LILDBI, Iah, LIS e Direve, e que tive que
substituir pelos equivalentes de 64 bits. Acho importante colocar essa
informação na Wiki.

htdocs/lildbi/install/id2i
htdocs/lildbi/install/mx
bases/lis/checklinks/batch/cisis/crunchmf
bases/lis/checklinks/batch/cisis/ifkeys
bases/lis/checklinks/batch/cisis/msrt
bases/lis/checklinks/batch/cisis/mx
bases/lis/checklinks/batch/mx
bases/direve/tab/mx
bases/iah/mx
bvs/bases/lis/checklinks/batch/cisis/mxtb
bvs/cgi-bin/wxis.exe

Atenciosamente,

Augusto Vinhaes
Seção de Informação